quinta-feira, 13 de maio de 2010

Uma viagem ao mundo dos livros


A 2ª edição da Bienal do Livro de Minas conta com 86 sessões culturais e participação de mais de 90 jornalistas, autores e personalidades

Qual a importância do universo da literatura? Como se dá o processo de criação literária? É com esta proposta de evidenciar as ramificações da cultura e da arte, popularizando o acesso ao livro e trazendo à tona uma vasta programação para todas as idades, que acontece, até o dia 23 de maio, a segunda edição da Bienal do Livro de Minas, no Expominas.
Debates, contação de histórias, apresentações teatrais, encontros, sessões de autógrafos...esses são apenas exemplos que sintetizam a grande grade de atrações, com 86 sessões, realizada pela Fagga Eventos, em parceria com a Câmara Mineira do Livro. "Aguardamos a visita de 250 mil pessoas, um acréscimo de 10% em relação a 2008", ressalta a gerente geral da Bienal, Tatiana Zaccaro. De acordo com ela, com a infraestrutura deste ano, o número de convidados é maior. "Haverá a ampliação das áreas de lazer e conforto para os visitantes; além da expansão de 50% da área física ocupada no Expominas".
Com o intuito de produzir sessões inteligentes e dinâmicas, a gerente afirma que o objetivo é despertar a curiosidade a respeito da literatura. "Temos convidados dos mais variados gêneros literários e dos mais diversos locais do país. Dentre eles, Ruy Castro, José Wilker, Zuenir e Mauro Ventura, Luiz Ruftato, Rubem Alvez e Fernando Brant". A estimativa é que o evento receba 42 mil estudantes e 90 personalidades.

Novidades

A Bienal, neste ano de Copa, abre o espaço "Goleada Literária", que conta com a presença de jornalistas esportivos, comentaristas e outras personalidades ligadas ao mundo dos esportes. A programação também agrada o público infanto-juvenil, com o "Circo das Letras" e o "Auditório José Mindlin". Além disso, serão mantidos os tradicionais espaços. Um deles é o "Arena Poética", no qual o visitante poderá ter o prazer de ouvir poetas lendo seus próprios poemas. "A intenção é fazer uma justa homenagem à vocação natural de Minas Gerais para a poesia", comenta Tatiana.
Outros espaços que têm prestígio são o "Café Literário" e "Arena Jovem", voltados para discussões literárias e contemporâneas. Neste ano, quem estará presente na Arena, no domingo (16), é a cronista Laura Medioli, para um bate-papo com a plateia. O tema da discussão é "Ousadia: problema ou solução?". Já no dia 22, a escritora participará de uma sessão de autógrafos de seu livro "Levementeleve", que reúne 56 crônicas.

Serviço:
De 14 a 23 de maio, de segunda à sexta, das 9h às 22h; sábado e domingo, das 10h às 22h. Expominas (av. Amazonas, 6.030, Gameleira). R$ 8 (de segunda a sexta, inteira) e R$ 10 (finais de semana, inteira). Todas as informações sobre o evento, além dos convidados presentes, podem ser encontradas no site oficial www.bienaldolivrominas.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário