segunda-feira, 8 de março de 2010

22 segredos

"O espetáculo 22 Segredos é como catar pérolas em um universo mais sensorial. Definitivamente, a peça instiga as pessoas a prestarem mais atenção nas pequenas coisas, nos pequenos segredos". Quem profere tais palavras e sugere o porquê do nome da peça é a diretora artística da Cia de Dança Palácio das Artes, Cristina Machado. Segundo ela, 22 Segredos é um espetáculo de dança que apresenta o foco na sutileza, nos detalhes poéticos presentes nas cenas, as quais retratam, mais especificamente, o universo feminino através de movimentos que expressam sensações.
Foi por meio de uma pesquisa da personagem Dulcinéia, de "Dom Quixote", associada às particularidades do universo das Noivas de Cordeiro - comunidade mineira próxima de Belo Horizonte, liderada por mulheres que se mantêm unidas há mais de cem anos e não se renderam ao modo de vida urbano - que surgiu 22 Segredos, espetáculo que cumpre temporada na 36ª Campanha de Popularização de Teatro e Dança, nesta sexta (19) e, também, nos dias 20 e 21 deste mês, no Grande Teatro do Palácio das Artes (veja roteiro). "O intuito é traduzir as vivências entre o mundo masculino e feminino, mostrando, através da dança, os segredos descobertos durante o processo", explica Cristina. Além disso, tem como objetivo mostrar como o isolamento social, geográfico, político e os rituais implantados pela igreja dessa comunidade geraram sofrimentos e, em contrapartida, pareciam ter sido o substrato para a emergência de uma sociedade matriarcal peculiar.Quem dirige o espetáculo é a coreógrafa Sônia Mota, escolhida para tal função por já ter toda uma trajetória neste meio artístico, além de fazer pesquisas sobre a condição da mulher. "Sônia construiu a coreografia através de questionamentos sobre esse universo. E os bailarinos, pelas suas impressões individuais, encontraram movimentos que relatam toda essa questão de uma maneira reflexiva, recheada de elementos simbólicos", conta a diretoria da Cia de Dança. De acordo com ela, é como se no palco abrisse uma janela para cada um dos bailarinos se expressarem.
Ao falar sobre as pessoas que ajudaram e fazem parte da construção do espetáculo, Cristina Machado, dispara elogios. Além de Sônia, a diretora conta com Daniel Maia, na trilha sonora; Marco Paulo Rolla, nos figurinos; e Alexandre Galvão e Wladmir Medeiros, na iluminação. "É a união de todos que fizeram com que esse trabalho se tornasse tão sutil, tão delicado. O resultado final parece mesmo uma cena de cinema", ressalta. 22 Segredos, depois de se apresentar na 36ª Campanha de Popularização, apresenta-se no Festival de Dança em Ipatinga, ainda neste mês. Posteriormente, o grupo migra para São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário