quarta-feira, 10 de março de 2010

Eu tenho sorte e tu também


“Isso só acontece comigo”. Vai me dizer que tu nunca pensaste assim pelo menos uma vez na vida? Duvido. Existem aqueles dias que tu acordas e parece que o mundo inteirinho está contra ti, não é mesmo? Tu acordas atrasado. Tu quebras um copo com a pressa de tomar o café da manhã. Nenhuma roupa te cai bem. O chuveiro estraga. O carro não quer pegar. Tu perdes a lotação. O trânsito está infernal. O patrão te enche o saco. Diante de todos esses acontecimentos somados a tua irritação, caro leitor, tu soltas a famosa frase clichê: “Isso só acontece comigo”.
O que acontece é que tu estás tão habituado a reclamar de tua rotina e falta de sorte, leitor, que nem notas o que ocorre ou o que tens de bom. Isso passa despercebido, na maioria das vezes, estou enganado? Caso estiver, meu amigo, corrije-me, por obséquio. Mas creio que tu só passas a entender e valorizar os pequenos bons acontecimentos quando adquires alguma experiência a respeito. Se me perguntas, foi o que aconteceu comigo. Dir-te-ei um causo ocorrido nesta semana.
Tu não imaginas, meu caro. Eu era um sujeito ranzinza e de mal com a vida. Pensa tu. Imagina um cara sem a menor sensibilidade e que só reclamava da vida? Esse daí que tu pensaste sou eu mesmo, muito prazer. Tu não fazes ideia do susto que levei há uns dias. Um garotinho me abordou na rua. Logo o que pensei? Assalto. Mas me enganei. “Tu tens um trocado, tio? É que estou com fome”, pedia o garotinho franzino, dono de grandes olhos redondos, que me fitava com um olhar meio tímido, mas esperançoso. Parei e pensei no meu julgamento anterior. Enganei-me feio, leitor. Tu pensas que neguei o dinheiro? Dei o trocado e esperei vê-lo entrar na lanchonete. Daí tu podes concluir que fui pra casa pensativo e, a partir daí, passei a mudar meu modo de ver as coisas. E tu devias mudar o teu também.
Aposto que não foram uma ou duas vezes que tu reclamaste da tua falta de sorte. Tu sempre achas que tudo o que pode acontecer de ruim só acontece a ti, não é verdade? Mas, reflita, as coisas não funcionam assim. Teu jeito de pensar deve ser mudado. Tu tens sorte. Tu tens uma sorte tremenda de não precisar pedir esmola na rua.
Tu tens condições para manter uma vida, para te sustentar. Tu tens uma família que te adora, tu, provavelmente, tens amigos que te estimam e te querem muito bem. Tu és sortudo, simplesmente, por poder ler estas palavras. Muitos não têm tal privilégio, tu já paraste para pensar nisso, caríssimo?
Portanto, ao invés de tu ficares lamentando da vida, uma coisa te digo: penses nas boas que sempre acontecem e que ninguém nunca diz. Coisas desagradáveis sempre existirão. Cabe a ti, leitor, dar a elas a importância que merecem. Mas que importância? Isso só servirá para te deixar mal-humorado, como um dia eu fui, concordas? Bom mesmo é focar os pensamentos nas coisas positivas, tu não achas? Além de tu ficares bem contigo mesmo, só aumenta tua autoestima e sorte. Pense tu diferente também. Considere-te a pessoa mais sortuda do mundo, afinal, tu tens o poder de atrair tudo aquilo que transmites.
Wanessa Viegas

Nenhum comentário:

Postar um comentário