segunda-feira, 8 de março de 2010

A Arte de Fazer, Desfazer, Refazer...


Ela tem um acervo de obras de grande conteúdo psicológico que trata de assuntos universais, emoções eternas e anseios. É reconhecida no Brasil por obras como Spider, aranha de três metros de altura, que se encontra exposta na 23ª Bienal de São Paulo de 1996. É, também, oriunda do século 20, mais precisamente nascida em 1911 e um dos maiores nomes vivos do universo da arte. Essas características resumem a francesa Louise Bourgeois, que terá sua biografia retratada no Teatro Alterosa de 12 a 14 de março (veja roteiuro), em BH, pela atriz, autora e diretora de teatro Denise Stoklos.
O espetáculo-solo de Denise, intitulado como "Louise Bourgeois: Faço, Desfaço, Refaço", remete a reflexões das esculturas e instalações da artista plástica. Dona de uma estética diferenciada e própria, Stoklos, em cena, estabelece, com poucos efeitos, o máximo de teatralidade. Além do monólogo baseado nos registros biográficos, no palco a atriz conta com objetos e algumas próprias esculturas de Louise, como, por exemplo, uma de aço e vidro, que representa uma cela, manequins, ferramentas e obras de tecido.
A peça teatral é uma parceria entre Denise Stoklos e a artista plástica franco-americana, trabalho de pesquisa e convivência que durou dois anos. A identificação se estabeleceu por meio da leitura de escritos autobiográficos da artista, nos quais Stoklos admirava seu fazer artístico. Denise assina direção, coreografia, figurino, iluminação, tradução e a adaptação do texto, enquanto a própria biografada ficou responsável pelo cenário, composto por obras, parte da música e texto que remete a sua vida-obra.O espetáculo, estreou em 2000, no teatro La Mama, em Nova York e é inédito no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário