segunda-feira, 8 de março de 2010

Cine BH abre suas telas à produção internacional


Exibições de filmes nacionais e internacionais, pré-estreias, seminários, debates e restrospectivas são atrações da terceira edição da Mostra Cine BH 2009, que acontece até a próxima terça-feira (20). Com a proposta de contextualizar o Brasil em um intercâmbio com o mundo, a diretora da Universo Produção e coordenadora do evento, Raquel Hallak, conta que a grande novidade desta edição é a programação internacional. "O objetivo é colocar BH dentro do universo do cinema, fazendo uma conexão entre a produção independente e o mercado audiovisual mundial", relata Raquel.
Para isso, o evento busca um diálogo entre as forças constituintes de uma cinematografia, trazendo como destaque a França, uma vez que o evento é chancelado pelo comissariado do Ano da França no Brasil. A mostra discute as implicações, dificuldades e vantagens do formato de co-produção internacional. Propõe, além disso, um histórico das co-produções no Brasil e as oportunidades dessa nova forma de produção para os produtores e cineastas brasileiros. "Só vamos buscar uma indústria sustentável criando um diálogo com exibições feitas com vários países", explica a coordenadora do evento.
Dentre a extensa programação, que conta com a exibição de 77 filmes no total, Raquel Hallak, indica alguns em especial. Segundo ela, "Nova York, Eu Te Amo", "O Menino Peixe" e "Independência" são exemplos de filmes que ilustram a co-produção, envolvendo o mundo inteiro e que apresentam ilustrações superinteressantes do que isso representa.
Nesta edição, a mostra ocupa o cenário do bairro Santa Tereza. "Do ponto de vista interno, o intuito do bairro ser sede do evento é resgatar a representatividade de sua tradição, colocando-o dentro do roteiro turístico", afirma a coordenadora do evento. Com o intuito de transformar a capital mineira no centro nacional do cinema, Raquel Hallak já evidencia a importância da destinação de Santa Tereza para o audiovisual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário